“Vamos fazer uma revista em quadrinhos?"
O
que o aluno poderá aprender com esta aula:
ü Ampliar o seu
universo cultural;
ü Desenvolver a
criatividade e a imaginação.
Duração
das atividades:
ü A atividade
deverá ser dividida em cinco etapas, com duração entre 20 e 40 minutos, cada
uma.
Estratégias
e recursos da aula:
ü Vídeos de
histórias em quadrinhos;
ü Construção de
uma história em quadrinhos utilizando o recurso HQ.
PRIMEIRA ETAPA: “Vamos ver
histórias em quadrinhos e interpretar?”.
Trabalhar
revistas de história em quadrinhos com os alunos, para que eles possam ler e
interpretar as histórias.
Duração: em torno de 40
minutos.
Material: Diversas
revistas em quadrinhos.
Local: Na sala de aula.
Proposta: O professor
deverá levar diversas revistas de histórias em quadrinhos para a sala de aula,
sentar em roda com os alunos, ler as histórias e interpretá-las com os alunos. Explicando o uso dos
diferentes tipos de balões e falas, para que o aluno aprenda a interpretá-las
corretamente.
SEGUNDA ETAPA: “Vídeos de
histórias em quadrinhos?”.
Duração: Em torno de 20
minutos.
Material: Vídeos de
histórias em quadrinhos:
Local: Na sala de informática.
Proposta: Trabalhar os
vídeos das histórias em quadrinhos, para os alunos verem as animações desta vez
em histórias faladas.
TERCEIRA ETAPA: “Criação de uma
história em quadrinhos no papel”.
Duração: em torno de 40
minutos.
Material: Papel, lápis,
lápis de cor.
Local: Na sala de aula.
Proposta: Cada aluno
deverá criar a sua própria história em quadrinhos. Desenhar as cenas, criar os
balões e falas e colorir.
QUARTA ETAPA: “Criação da
história em quadrinhos, utilizando o recurso HQ”.
Duração: em torno de 40
minutos
Material: Computador com
o programa HQ instalado.
Local: Na sala de informática.
Proposta: Cada alunos
deverá com o auxilio do professor, criar a sua história no computador, criando
os personagens, cenários, balões, falas e colorindo.
QUINTA ETAPA: “Vamos
apresentar a nossa história para o grupo?”.
Duração: Em torno de 30
minutos.
Local: Na sala de informática.
Material: As histórias
que os alunos criaram no papel e no software, projetor multimídia.
Proposta: O professor
solicitará que as crianças se sentem na forma de um “U” para que possam ver uns
aos outros. Para isso deverá ter colocado no chão, almofadas e ou tapetes para
deixar o ambiente mais confortável. O professor conduzirá uma conversa sobre
esta proposta encaminhando que uma história possui vários jeitos de ser contada
e interpretada. Esta conversa terá um tom reflexivo para que as crianças pensem
a respeito. Inicialmente ele solicitará que as crianças apresentem a sua versão
da história em quadrinhos no papel e posteriormente as mesmas serão mostradas
no projetor multimídia. Ao final das apresentações o professor fará uma última
roda de conversas sobre como foi para os alunos criarem as suas próprias
histórias.
Avaliação
Ao
final da atividade o professor organizará o grupo em uma roda a fim de tecer e
de ouvir comentários acerca da imaginação de cada um, sobre a criatividade do
autor e das crianças, de forma que todos possam falar e escutar a opinião dos
colegas da turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário